segunda-feira, 27 de maio de 2013



PROJETO MEIO AMBIENTE

DIA DO MEIO AMBIENTE - 05 DE JUNHO
Período: 27 de maio á 05 de junho de 2013
Tema: Meio Ambiente
Série/Ano: Jardim I e Maternal
Duração: 1 semana
Disciplina/Conteúdos: Natureza
Objetivos:
·         Aprender a importância do cuidado com o meio ambiente
·         Trabalhar em equipe
·         Desenvolver habilidades de percepção
·         Trabalhar a psicomotricidade
·         Vivenciar novos conhecimentos
·         Explorar a criatividade
Recursos Utilizados: tintas, pincéis, algodão, cola, canetinhas, papel pardo, cartolina, lixa, cola colorida.
Desenvolvimento/Metodologia:
Todos os dias - Rodinha: Chamadinha, janela do tempo, Quantos meninos e meninas        
segunda-feira (27 de maio) - Conversa informal sobre o meio ambiente: é tudo que existe no planeta: água, ar, clima, rochas, atmosfera, vento, animais, vegetação, solo, energia...
·         Confeccionar cartaz fundo do mar.
terça-feira (28 de maio) - Conversa informal sobre Poluição: é quando o homem introduz substâncias na terra, água ou no ar coisas que produzem um desiquilibrio no planeta. Atmosférica, solo sonora, visual, termica isso resulta no aquecimento da terra.
·         Confeccionar cartaz animais
quarta-feira(29 de maio)  - Conversa informal: Camada de Ozônio é uma proteção que a terra possui quando as fábricas soltam gases esse poluem essa camada protetora, daí a terra perde a proteção por isso os raios UVB do sol está fazendo mau as pessoas.
·         Confeccionar cartaz plantas e flores
quinta-feira (30 de maio) - Feriado
sexta-feira (31 de maio) - Não haverá aula em algumas escolas devido ao feriado do dia anterior.
segunda-feira (03 de Junho) Conversa informal - a importância de cuidarmos da água: a água é um recurso natural de valor inestimável, ela é vital para manutenção dos recursos na terra e a vida de todas as criaturas.

  • Confeccionar cartaz Planeta terra 
  • Assistir o filme “Bee Movie” converse do que eles gostaram no filme, fale quando alguém não faz sua parte pode prejudicar o meio ambiente.
terça-feira (04 de Junho) Conversa informal sobre o solo. Com a poluição do solo ou terra, algumas espécies de animais e as plantas estão ficando extintas, ou seja, estão morrendo.

  • Confeccionar cartaz arco-íris
  • Música e movimento: Xitãozinho e Xororó – “planeta Azul”
quarta-feira (05 de Junho) Converse um pouco sobre esta data tão importante, como veio a existir( Use o texto abaixo).
Por Tina Silva
Graduanda em Pedagogia

Essa matéria abaixo publicada pela professora Jussara é bem interessante para a culminância do projeto  eu adorei...
Dia do Meio Ambiente e Ecologia
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Avaliação: exposição dos trabalhos confeccionados na aula.

 Olá pessoal, esse é o meu planejamento para essa semana tão importante, montei hoje de manhã. Espero que gostem. Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário